Plano de sinalética do território Naturtejo no Norte do Alentejo

Publicado em 11-12-2013

 

O Território Naturtejo, constituído pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Portalegre, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, tem como missão o desenvolvimento sustentável de toda a região, com base na promoção do turismo de natureza, cultural e histórico. Trata-se de uma região vasta, cheia de contrastes paisagísticos e culturais. Situado no interior de Portugal, desde a Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, reúne condições excepcionais para ser um pólo de desenvolvimento turístico, privilegiando a qualidade dos serviços e produtos oferecidos a quem visita o Território.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional distinguido pela classificação patrimonial da UNESCO (parte integrante da European Geoparks Network e da Global Geoparks), área classificada de acordo com  o diploma de Julho de 2008 que regula todas as Áreas Classificadas do território português, é mais uma aposta da Naturtejo como um conceito inovador em Portugal no âmbito do turismo. Em toda a região, pode observar- se e usufruir de uma paisagem idílica, caracterizada por planícies extensas onde irrompem cristas quartzíticas, formando poderosas muralhas naturais só vencidas em cénicas gargantas pelas águas dos rios. Também a bacia do Tejo no seu troço médio, é o mote para o turismo activo em harmonia com a Natureza. A geologia diversificada em toda a região é o ponto de partida para a descoberta de ecossistemas preservados, para o contacto com a cultura de um povo afável e hospitaleiro. Desde a gastronomia ao artesanato, passando pela arte (natural e criativa), o visitante tem uma oportunidade única de partir à descoberta de tesouros bem guardados desta região.

 

Descrição sumária de projecto em que participou e que demonstrem a sua experiência na realização e/ou participação em acções semelhantes às que se propõe concretizar no Programa Acção:

O Geopark Naturtejo constitui um dos principais factores de atracção turística do Concelho de Nisa e do Norte Alentejano, sendo que o PENT, Plano Estratégico Nacional de Turismo, considera este território como um dos principais ícones do Turismo de Natureza de Portugal, Inclui na sua dimensão territorial uma parte considerável do território do Parque Natural de São Mamede e a totalidade do Parque Natural do Tejo Internacional, possibilitando que seja considerado uma referência em termos nacionais e internacionais para os turistas em busca de espaços naturais, biodiversidade, património geológico, património histórico-cultural, sossego e bem- estar.

Com a criação do Geopark, este território de cerca de 4600 km2, reforçou a sua actuação num novo paradigma de evolução, com um enfoque particular no Turismo de Natureza e na certificação e qualificação do alojamento, restauração, animação e produtos tradicionais, promovendo a integração de um número alargado de actores, o aparecimento de novos investidores e a criação de cadeias de valor regional, que oferecerão ao mercado a sua cultura e saber-fazer ancestrais na forma de produtos turísticos integrados e competitivos.

O Turismo de Natureza representa, actualmente, um mercado de 22 milhões de viagens internacionais por ano na Europa, com uma ou mais noites de duração, ou seja, 9% do total das viagens de lazer realizadas pelos europeus, crescendo a um ritmo anual acumulado de 7%. Aproximadamente 85% das viagens de Turismo de Natureza são de mais de 4 noites, constituindo uma importante procura secundária, complementando o sol e praia, o MICE, o golfe e a saúde e bem estar. Neste mercado, o gasto médio por pessoa/dia no destino pode variar entre 80 euros e 250 euros.

As características do Geopark, de contacto e compreensão da Natureza, não implicam a grandes investimentos em infraestruturas mas a intervenções que complementam os factores de atracção unanimemente reconhecidos, que retratam uma simbiose perfeita entre património histórico-cultural, geológico e biodiversidade, constituindo os ingredientes certos para uma formula mágica de turismo sustentável que transforma as Rotas do Geopark Naturtejo em experiências e emoções que perdurarão na memória dosvisitantes.

Desta forma, seguindo as directivas do poder central reflectidas no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), actuando em sintonia com as entidades regionais responsáveis pela formação turística, a Naturtejo espera gerar movimentos na região, em cruzeiro, de 10 milhões de euros por ano.

A Naturtejo tem vindo a contribuir para a implementação no terreno dos princípios estratégicos orientadores que foram identificados como prioritários pelo PENT:

1. Orientação para o cliente, através de uma estruturação de propostas de consumo (Rotas Geopark Naturtejo), ajustadas às necessidades e preferências dos visitantes com um enfoque nos ‘clusters’ de oferta (Turismo de Natureza e Saúde e Bem Estar) que irá facilitar a correcta percepção de valor por parte dos públicos alvo e assumir um posicionamento distintivo no mercado.

2. contribuindo em parceria com o Turismo de Portugal para a concentração dos esforços promocionais, estabelecendo prioridades na aplicação dos recursos e dos investimentos mais adequados para atingir o impacto desejado e promovendo o alinhamento e cooperação entre destinos e domínios específicos, nomeadamente com a vizinha Espanha, hoje objecto dos nossos maiores esforços, tirando assim partido da continuidade geográfica.

A sinalização de um território é o conjunto de meios de comunicação utilizados para fornecer aos viajantes e demais utilizadores informações sobre a existência de pontos de interesse (nomeadamente atracções turísticas), sobre os melhores percursos de acesso e, ao longo destes, a distância a ser percorrida para se chegar ao local pretendido.

Esta comunicação é normalmente levada a cabo por meio de um conjunto de placas de sinalização, implantadas ao longo de um percurso estabelecido, com mensagens escritas, pictogramas e setas direccionais.

De facto, através da padronização e da sequência lógica de mensagens, a sinalização permite dar a conhecer aos visitantes os locais e atracções turísticas que não seriam visitados de outra forma.

O Geopark NATURTEJO da Meseta Meridional, que consta fundamentalmente de um conjunto de Geosítios espalhados pelo Território NATURTEJO, constitui um factor de atracção muito significativo para a Região NATURTEJO. Trata-se de uma Marca com vasto reconhecimento internacional, com o alto patrocínio da UNESCO e de um mosaico multidisciplinar apto para o desenvolvimento de várias estratégias no âmbito do turismo em espaço natural.

O Geopark NATURTEJO disporá de um conjunto de centros de interpretação onde será possível efectuar uma visita virtual aos Geosítios, bem como apreciar uma apresentação com informação significativa sobre o Geopark.

As Rotas de Visitação ao Geopark, já elaboradas e comercializadas com grande sucesso terão de ser acompanhadas com uma aposta clara na sinalética de modo a facilitar os acessos aos Geosítios, informando os turistas de qual o meio de transporte mais adequado para aceder aos locais e as distâncias a percorrer, bem como folhetos explicativos e material tecnologicamente evoluído (GPS, “palms”, entre outros).

O facto de o Geopark NATURTEJO integrar uma Rede de Geoparks com representantes em todo o mundo tem vindo a conferir notoriedade acrescida ao Território NATURTEJO, explorando as sinergias respectivas, designadamente em relação aos Geoparks mais próximos (Espanha e França), permitindo igualmente o desenvolvimento de merchandising, adaptando o já existente na Rede Mundial de Geoparks.

De acordo com o Plano de Comunicação Preliminar para o Território Naturtejo, verifica-se uma lacuna muito importante no campo da sinalética que importa suprir em conjunto com a organização e sistematização da oferta, de modo a tornar o Território Naturtejo num destino turístico que se diferencia pela sua qualidade e por uma combinação equilibrada entre natureza e património. Ora o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional corporiza de forma excepcional esta combinação, podendo considerar-se como um factor único em termos da atractividade turística do Território Naturtejo. Deste modo é imprescindível apostar na sinalização do Território, elegendo como prioridade (tal como consta do Plano de Comunicação acima referido) a concepção, elaboração e implantação da Sinalética referente aos geosítios que constituem o Geopark. Para que esta aposta possa ser ganha é fundamental dotar o Geopark e respectivos Geosítios de uma estratégia de sinalização homogénea e coerente em todo o Território, que dê toda a informação relevante ao turista e que resulte apelativa para o visitante. Para o efeito deverão ser definidos os Objectivos do Plano de Sinalização, bem como os Princípios e Linhas Orientadoras (analisados os melhores exemplos nacionais e internacionais, designadamente os oriundos da Rede de Geoparks), a Estratégia de Implementação, incluindo os tipos de suporte escolhidos e o modelo de implantação. Por outro lado, e de acordo com já citado Plano de Comunicação, deverão ser definidos os diferentes níveis de aproximação, nomeadamente: Nível 1 – Aproximação ao Território Naturtejo; Nível 2 - Entrada no Território Naturtejo;  Nível 3 - Aproximação ao Geosítio; Nível 4 – Chegada ao Geosítio; Nível 5 – Rotas e Percursos), identificando para cada Nível a localização da sinalética e o tipo de sinalização a implantar. Neste caso o enfoque será dado em particular aos níveis 3 e 4, embora sem descurar quaisquer dos outros. O símbolo Geopark NATURTEJO da Meseta Meridional deverá funcionar como um selo de qualidade do produto turístico que assinala, isto é, deverá representar um elemento que o turista associa de imediato a locais de elevado interesse patrimonial ou natural. Por outro lado, o grau de entrosamento do sistema de sinalização do Geopark Naturtejo com os outros factores de atracção turística e com os objectivos das unidades turísticas (alojamento, restauração e animação) deverá ser grande, sendo certo que deverão fazer parte de um todo coerente.

Assim, a sinalética deverá ser, antes de mais, um meio de união entre turista, Natureza e Património, constituindo um vector importantíssimo de consolidação do território NATURTEJO como destino turístico.

 

Identificação dos recursos humanos e materiais susceptíveis se serem mobilizados para a boa implementação do(s) projecto(s) da sua responsabilidade:

Estão envolvidos neste projecto na fase de investimento, além da Naturtejo e sua equipa multidisciplinar, um conjunto de especialistas que respondem aos diversos problemas colocados por este projecto. Foi efectuada uma análise de benchmarking que permitiu avaliar as melhores práticas disponíveis no sinalização de territórios classificados e no contexto da European e Global Geoparks Network, de forma a se poderem adaptar os procedimentos que se revelaram mais eficazes em territórios semelhantes ao da Naturtejo.

 

Caracterização da situação económica, financeira e de gestão da entidade:

Para a concretização deste projecto a NATURTEJO orçamentou a verba a disponibilizar no seu plano de actividades para 2009, pelo que terá todas as condições de partida (económicas, financeiras e de gestão) para a apresentação da competente candidatura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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