Palácio como “Museu” e como espaço de Programação.

Publicado em 12-12-2013

 

Objectivos:

Musealização do Palácio do Álamo para abertura ao público como espaço museológico da memória e da pessoa de Alter.

 

Descrição das acções/componentes:

Espaço interpretativo e museológico das memórias locais da vila/concelho e dos protagonistas locais e do património imaterial; _ Reorganização paisagística do jardim do Palácio do Álamo explorando os recursos autóctones existentes, espécies e nora e introduzindo novos elementos, ex: Festival dos Jardins e Jardim temático da Água ou da Música.

 

Tipologia do Projecto:

Infra-estrutura                              Animação                     X

Equipamento (construção)  X           Promoção / Marketing 

Equipamento (técnico)         X         Soluções de gestão 

Conteúdos / Software           X       Estudos e Formação  X

Outra 

 

Resultado a atingir:

Renovação do Jardim e espaços de interpretação artística. - Maior número de visitantes no território/Concelho; - Aumento de investimento (interno e externo) no território/Concelho; - Melhoria dos serviços de proximidade e do atendimento dos mesmos; - Criação de emprego.

 

Entidades intervenientes e respectivo papel:

Promotor: Município de Alter do Chão

Entidades Executoras/Parceiros do Projecto: Fundação Alter Real e população

Destinatários-alvo: Visitantes e População em geral

 

Horizonte do Projecto:

a) Início: 2009                              b) Fim: 2011

 

Investimento total previsto: 260.000,00 €

 

Principais componentes de despesa:

(De acordo com a natureza do projecto e a tipologia dos investimentos a realizar)

Construções e adaptações 50.000,00 (Euros)

Equipamentos e materiais 80.000,00 (Euros)

Estudos e/ou Projectos· 70.000,00 (Euros)

Aquisições de Serviços/sub-contratos 50.000,00 (Euros)

Marketing e Publicidade 10.000,00 (Euros)

 

Fontes de Financiamento:

Financiamento·117.000,00 (Euros) – Comparticipação pública local

Financiamento·143.000,00 (Euros) – Comparticipação comunitária

O Município de Alter do Chão envolver-se-á activamente para no futuro concretizar o conjunto de intervenções proposto, procurando fontes de financiamento disponíveis como também assumindo a sua quota parte. É intenção articular activamente os diversos agentes do território (públicos, associativos e privados) que actuam nos domínios do património cultural e das produções tradicionais e que podem contribuir para a estruturação e a consolidação do complexo de actividades do turismo.

 

Fases de desenvolvimento do projecto e tempos de execução:

Estudos e Projectos: data de inicio: 2009                                 data de fim: 2009

Construções e adaptações - Restauro e adaptação do 1º piso do Palácio do Álamo; - Reorganização paisagística do Jardim do Álamo: data de inicio: 2010                                     data de fim: 2010

Equipamentos e materiais - Conteúdos; - Expositores; - Material informático; - Painéis para informação; - Sinalética diversa: data de inicio: 2010                                                  data de fim: 2010

Aquisições de Serviços/Sub – contratos - Programação cultural; - Acompanhamento técnico: data de inicio: 2010            data de fim: 2011

Marketing e Publicidade - Monografia; - Catálogos e outras publicações: data de inicio: 2010                 data de fim: 2011

 

Outros projectos, acções ou investimentos relacionados:

(b) Outros projectos perspectivados

Castelo – Espaço Museológico / Centro Interpretativo de História Local 2ª Fase;

VIA HADRIANA;

 

Sustentabilidade futura do projecto:

Pretende-se que o Palácio do Álamo, pela sua centralidade e pelo seu valor patrimonial, se assuma como um espaço vital para a vida cultural do concelho, assim como um pólo de interesse turístico incontornável.

É, assim, fundamental dar continuidade a todo o trabalho já desenvolvido no âmbito do Programa Operacional da Cultura QCA III. Pretende estabelecer-se, para o Palácio do Álamo, uma politica cultural coesa, estruturada e consistente, que respeite o espaço em questão, dignificando-o.

A intervenção estruturante desta área é fundamental, não só pelo impacto directo na adesão massiva dos cidadãos a este espaço cultural do concelho, mas também pelo impacto indirecto na promoção dos serviços existentes no concelho.

 

Estimativa Do Emprego Criado no Âmbito do Projeto:

Os postos de trabalho a criar durante e depois do projecto revela um enorme impacto no tecido social do concelho e as mais valias a médio e longo prazo são indiscutíveis. Pois espera- se o acréscimo do afluxo turístico em resultado da inegável importância do património a intervencionar e da divulgação e promoção do projecto.

Acreditamos que este projecto será uma mais valia para todo o concelho de Alter do Chão, com todas as suas componentes e participação de entidades locais.

Temporário*                                                        Permanente**                                          Total

     2                                                                           2                                                        4

*Por emprego temporário, entende-se o número de empregos não duradouros criados no âmbito do projecto mas que não persistem após a conclusão do mesmo. ** Por emprego permanente, entende-se o número de empregos duradouros criados no âmbito do investimento efectuado e que continuarão a vigorar após a conclusão do projecto.

Custos de funcionamento:

Os custos serão suportados com capitais próprios, em termos de receitas serão provenientes na venda de bens e serviços do Município tais como, publicações e merchandising.

 

Experiência de trabalhos anteriores na área de actuação prevista:

Designação do Projecto: Recuperação e Adaptação da Casa do Álamo – 2ª Fase

Descrição: O projecto refere-se à recuperação e Adaptação da Casa do Álamo em que consiste na construção da Biblioteca (adultos e infantil), oficinas de restauro, quiosque e torreões. Fez parte deste projecto o restauro de algumas salas do edifício da Casa do Álamo.

Programa: Programa Operacional Regional do Alentejo.

Designação do Projecto: Reabilitação de Edifícios e Monumentos históricos em cidades Transfronteiriças da Província de Badajoz e Alto Alentejo.

Descrição: No que diz respeito à Câmara Municipal de Alter do Chão, o projecto incidiu na Valorização e Revitalização da Aldeia Histórica de Alter Pedroso que possui elementos arqueológicos relevantes da época medieval entre outros. Procedeu -se à recuperação destes elementos, através de limpeza, rectificação das ruínas, recuperação de fachadas e pavimentos, restauração da muralha medieval, recuperação da capela de São Bento, construção de um parque de merendas, instalação de um quiosque informativo e reconversão da escola primária.

Programa: INTERREG III A – Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha

Subprograma: Estremadura/Alentejo/ Centro _ Eixo 2

Medida: 2.2

Designação do Projecto: Projecto de Requalificação e Adaptação do Castelo de Alter do Chão a Unidade Museológica

Descrição: O projecto de adaptação do castelo de Alter do Chão a unidade museológica, enquadra-se no âmbito da requalificação daquele monumento, no intuito de pôr cobro ao estado de degradação a que foi vetado e que impossibilitava, desde longa data, a fruição do mesmo.

A Câmara Municipal de Alter do Chão, consciente do inquestionável valor patrimonial daquela fortificação, de primeira importância na história da Vila, surge como promotora deste projecto. Pretende-se criar um espaço com salas de exposições temporárias, onde será exposto um indeterminável e riquíssimo espólio histórico, arqueológico e artístico do concelho de Alter do Chão, trabalhos de artistas convidados e, ainda um centro interpretativo do castelo.Devolver o castelo aos alterenses e oferecer ao grande púb lico um espaço renovado, amplo, dinâmico e aprazível, será o objectivo deste projecto.

Programa: Programa Operacional Regional do Alentejo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

Sem eventos

Destaque