Promoção e Divulgação dos Produtos Regionais / Tradicionais do Concelho

Publicado em 12-12-2013

 

Objectivos:

Este projecto consiste em promover e divulgar os produtos regionais e tradicionais do concelho de Elvas; estimular as dinâmicas de cooperação entre empresários e produtores, para que possam competir num mercado cada vez mais exigente, de modo a estimular as dinâmicas de cooperação entre empresários/produtores.

Este projecto pretende ser um reavivar destes valores, que tanta importância têm para a identidade de um povo e que, por isso mesmo, não se podem deixar morrer. Desde tempos imemoriais, o concelho de Elvas tem sido berço de um incontável número de artesãos e produtores de produtos tradicionais de qualidade. Estamos perante um território onde sobrevivem ainda numerosas actividades de carácter artesanal, que cria objectos de decoração ou mesmo objectos com uma função específica, com valor artístico assinalável. A tecelagem, a cerâmica, os metais, a pedra, a madeira, a cestaria, a pele e o couro, a cortiça, o papel, o barro, o vime, a cortiça, o granito, são apenas alguns dos produtos que os artesãos utilizam para elaborar o seu trabalho, autênticas obras-primas de habilidade e minuciosidade, através das quais transparece uma linguagem que é universal: a da beleza e do mais puro encanto. É sobretudo nas zonas rurais que o artesanato alcança a sua maior expressão. O trabalho em azinho, sobreiro e oliveira demonstram que o artesanato é também fruto do contacto do homem com a natureza. Por toda a região aparecem ainda inúmeros trabalhos feitos em correaria, pele, renda, madeira e papel.

São, de facto muitos os produtos tradicionais da região, desde os enchidos, às famosas azeitonas e deliciosas ameixas de Elvas, à conhecida doçaria, com destaque para o cericaia ou cericá, passando pela confecção de vestuário típico, como é o exemplo dos capotes, samarras, trabalhos em estanho, vime e cortiça, fabrico de sacos e malas de viagem e ainda vestuário fabricado em pele, entre outros produtos de grande qualidade e que bem caracterizam a nossa maneira de ser e encarar o mundo.

 

Descrição das acções/componentes:

- Criação de um catálogo  on-line promocional dos produtos do concelho, onde poderiam ser divulgados os produtos das empresas/artesãos interessadas em promover os seus produtos regionais;

- Divulgação e dinamização de certames de produtos regionais;

- Participação em feiras temáticas locais, regionais, nacionais e até internacionais;

- Edição de material promocional (folhetos, ...)

 

Tipologia do Projecto:

Infra-estrutura                                 Animação           X

Equipamento (construção)                Promoção / Marketing X

Equipamento (técnico)                     Soluções de gestão 

Conteúdos / Software                      Estudos e Formação 

Outra

 

Resultado a atingir:

- Reforço da atracção turistica;

- Desenvolvimento sócio-económico da região;

- Divulgação dos produtos regionais;

- Diversificar a oferta turística;

- Competitividade dos produtos regionais;

- Valorização em proveito da região

 

Entidades intervenientes e respectivo papel:

Promotor: Municipio de Elvas

Entidades Executoras/Parceiros do Projecto: Municipio de Elvas/ Entidades privadas/ Produtores.

Destinatários-alvo: Público em geral

 

Horizonte do Projecto:

a) Início: Setembro de 2009                                 b) Fim: Setembro de 2011

 

Investimento total previsto: 50.000.00 (Euros)

 

Principais componentes de despesa:

(De acordo com a natureza do projecto e a tipologia dos investimentos a realizar)

Equipamentos e materiais  5.000.00(Euros)

Marketing e Publicidade  45.000.00 (Euros)

 

Fontes de Financiamento:

Financiamento    50.000,00  (Euros) – Comparticipação pública local

 

Fases de desenvolvimento do projecto e tempos de execução:

Setembro de 2009 a Setembro de 2011

 

Outros projectos, acções ou investimentos relacionados:

(b) Outros projectos perspectivados

Expo São Mateus; Feira dos Produtos Regionais do Alentejo e da Estremdura Espanhola /Parque de Feiras; Plano conjunto de comercialização dos produtos endógenos transfronteiriços; Feira de produtos endógenos e biológicos.

 

Sustentabilidade futura do projecto:

No que respeita à sustentabilidade futura do projecto prevê –se que o custo de financiamento seja suportado, com base em capitais próprios.

 

Experiência de trabalhos anteriores na área de actuação prevista:

A Câmara Municipal de Elvas possui uma ampla trajectória em diversas actuações, com competência e perfil para a gestão dos mesmos. A nível de experiência, podemos afirmar que a Câmara conta com um elevado número de candidaturas aprovadas, cuja concretização dos projectos contribuíram para a criação de inúmeras infra-estruturas e equipamentos para o desenvolvimento do Concelho. Nesse sentido, destaque para o CNT, Coliseu, Circular à Cidade, Complexo de Atletismo, Piscinas Municipais, Museus, Pavilhões Multiusos, Centros Culturais, Requalificações Urbanas e Funcionais de espaços de recreio e lazer, entre outros. A nível desta área de actividade, destaque para a “Expo São Mateus” e para a “Feira de Produtos Regionais do Alentejo e da Estremadura Espanhola”, que se realizam actualmente. A gestão e execução destes projectos validam e servem de referência à capacidade técnica, administrativa e financeira da autarquia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

Sem eventos

Destaque