Rota do Tempo

Publicado em 04-12-2013

 

Objetivos do projeto:

A Rota do Tempo é uma marca gerida pela empresa Tempo Sem Fim Actividades Turísticas Lda, empresa de animação turística com álvara do Turismo de Portugal que opera através da organização e comercialização de circuitos para os turistas e visitantes no Alto Alentejo, oferecendo-lhes uma oferta integrada e diversificada de animação turística no território Alentejo.

 

Descrição das ações/componentes:

1- Rota do Tempo sem Barreiras, baseados nos pressupostos de que o turismo é um bem social e que deve estar ao alcance de todos os cidadãos, entre os quais as pessoas portadoras de deficiência, para as pessoas que veêm a sua mobilidade reduzida, são muitos os impedimentos à hora de planificar uma viagem à Cidade de Portalegre e Alto Alentejo, as barreiras físicas e de mobilidade manifestam-se fundamentalmente no acesso e deslocação ao património cultural, histórico que compôem grande parte dos serviços de visitas guiadas da nossa empresa, pelo que pensamos que este equipamento além de ser o único na região, tranformará a Rota do Tempo acessível a todos, por isso o seu impacto com a aquisição do equipamento identificado no projeto, será muito importante na hora de podermos receber todos aqueles que por uma ou outra razão não planeavam visitar a Cidade de Portalegre.

 

2- Espaço de Artesanato e Produtos Regionais

Numa sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos hoje  também o nosso Alentejo, numa era da globalização e da grande massificação do consumo, olhando-se a uma grande diversificação dos gostos e estilos de vida, a Tempo Sem Fim pretende valorizar e promover os recursos que diferenciam os locais, as terras, as regiões, como Portalegre.

Por isso, falamos de artes, ofícios e produtos tradicionais no Alentejo, acreditamos que os ainda artesãos e produtores locais e as suas unidades produtivas a que se dedicam, pelas suas próprias características devem ser um importante factor de desenvolvimento local, das suas gentes, da sua cultura e do conhecimento tradicional, sendo que este sector possa desenvolver-se de uma forma sustentável, optimizando o que de melhor temos, matérias primas, recursos naturais e conhecimento, mas para isso o seu trabalho e saber têm de ter visibilidade. Acreditamos dar essa visibilidade através da melhoria do espaço Rota do Tempo, onde promovemos e comercializamos os seus produtos, onde pensamos que o seu impacto através da divulgação e comercialização de objetos locais possa ser muito interessante para a nossa empresa e os diversos produtores, visto que os mesmo mantêm as suas unidades de produção em zonas escondidas e sem qualquer visibilidade, tendo a nossa empresa através deste projeto valorizar o seu e o nosso trabalho e porque não de uma região, dando também a oportunidade aos turistas de visitarem o próprio artesão ao vivo e atividades com programas turísticos.

3- Turismo de Natureza - Birdwatching

Subjacente à estratégia está a constatação de que um turista de natureza procura a traquilidade, o repouso e a autenticidade e realiza múltiplas atividades no destino. Como nichos de mercado destacam-se os passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo, assim como a observação de aves. Antecipa-se para este produto um crescimento anual de 5% nos próximos anos, revelador de fortes valores naturais e de biodiversidade ao nível da fauna, flora e da qualidade paisagística e ambiental. Pretendemos com os equipamentos de Birdwatching levar os turistas a conhecerem o Parque Natural da Serra de São Mamede.

Sendo Portalegre um dos concelhos que compõe o Parque, apresenta uma variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais a curta distância, habitats de montanha, escarpas, montados de sobro, barragens, planícies cerealíferas, etc. Pretendemos assim melhorar as condições de visitação para este tipo de proposta turística da Rota do Tempo aos seus clientes, demonstrando que a procura por parte de turistas estrangeiros cada vez cresce mais.

4- Promoção da Empresa

O processo de consulta de informação e efetivação da compra por parte do turista tem vindo a mudar nos últimos anos. Hoje, o turista é mais interativo e menos dependente de uma relação face to face com um operador ou um agente turístico (chega inclusive a confiar mais em membros de comunidades virtuais que não conhece mas que partilham os seus interesses).

O turista moderno tende assim, a agir por impulso e a diversificar os seus períodos de descanso no exterior com uma miríade de experiências e conteúdos.

Neste novo contexto, é imperativo criar uma plataforma, site para a promoção e divulgação das diversas atividades turísticas da "Rota do Tempo", sendo necessário a criação de um site e loja-online, onde permita em multilingue potenciar toda a atividade da empresa, com a apresentação de todos os pacotes turísticos disponíveis e comercialização do artesanato e produtos regionais, fazendo uma ponte de continuidade com o turista, aquando da sua visita ao nosso espaço, podemos assim com esta loja on-line continuar a fornecer depois da sua visita à região os produtos e o artesanato que conheceu inloco.

Não podemos descurar também quem nos visita e que não tenha conhecimentos informáticos, mais ligado ao Turismo Sénior, pelo que nos parece pertinente a elaboração de folhetos tradicionais em papel, para distribuição dos serviços turísticos da empresa, tal como em feiras e eventos onde possamos participar, como a BTL ou outras feiras, parece-nos também ser pertinente ter nos pontos de recepção da região alguma informação estática com a apresentação dos nossos serviços e por isso propô-mos a elaboração de displays para colocação nas recepções das unidades hoteleiras e postos de turismo, com o claro intuito de informar acerca desses serviços aos turistas na região, sendo estes os dois locais primeiros que o turista contacta com a região.

5- Percurso turístico "Percurso Regiano"

Ao nível do produto, destacam-se as seguintes linhas de atuação: Portalegre possui as características para receber o segmento de City Breaks, conhecer uma cidade e as suas atrações monumentais, arquitetónicas, culturais, comerciais, gastronómicas, etc, em estadias de curta duração para visitar as várias atrações da cidade. Assim, pretendemos requalificar e valorizar o espaço público, e desenvolver conteúdos de informação para o cliente e a sua respectiva comercialização.

Bem como colocar o produto no mercado e desenvolver ofertas que promovam o prolongamento da estadia na região e desenvolver conteúdos e informação para o cliente, assim como incentivar e diversificar as experiências. Nesta óptica pretendemos criar um percurso diferenciador na região e do país e por isso identificámos um expoente máximo da nossa Cidade - José Régio, pretendemos assim criar e desenvolver a vida do Poeta José Régio em Portalegre, com a criação de um percurso de um dia, potenciando assim o prolongamento da estadia do turista na região, prevemos que o impacto no desenvolvimento da empresa e da região poderá ser significativo, acreditamos que iremos também poder ajudar a desenvolver um projeto de um novo hotel na cidade de Portalegre, denominado "Hotel José Régio", com o qual já temos uma parceria estabelecida. Este projeto visa o seu desenvolvimento como produto turístico, isto é, transformar "José Régio" como um produto turístico para a Cidade de Portalegre, atraíndo gentes ligados à literatura, arte, ensino, etc.

Pensamos ainda inovar e valorizar os nossos percursos temáticos com a aquisição de audioguias, que poderão em pequenos grupos funcionar muito bem, visto que a tradição de grandes grupos na região ainda não é muito habitual, pensamos assim colocar mais um serviço novo e atrativo, que possa complementar a nossa atividade de uma forma a que atinja todo o tipo de visitantes na região, individualmente ou em grupo.

6- Software

A nossa empresa, pelo tipo de atividade desenvolvida, detectou algumas carências de comunicação dos parceiros que possui e outros, pelo que ao criar o Departamento de Marketing & Design Turístico para a própria empresa, poderá agora prestar um conjunto de serviços a esses parceiros, nomeadamente hotéis, restaurante e adegas, apresentando assim um conjunto de serviços ligados ao turismo e ao mesmo tempo criando receitas necessárias para a própria empresa, aquando dos picos de turismo existentes na nossa região ao longo do tempo, ajudando assim a que o projeto se torne viável. Ao mesmo tempo, estamos a prestar um serviço em que estamos a "ajudar" a que estas empresas comuniquem melhor e assim todas as empresas ligadas a esta temática possam ter uma melhor imagem da região. Logo estamos a contribuir para que mais turistas nos visitem. Por estas razões pretendemos a aquisição de software específico na área da imagem.

 

Tipologia do Projeto:

Infraestrutura                          Animação  X

Equipamento (construção)        Promoção/Marketing  X

Equipamento (técnico)             Outra

Conteúdos/Software     X         Qual? Programas Turísticos

 

Resultado a atingir:

O resultado a atingir é o aumento da estadia média do turista no Alto Alentejo, contribuíndo assim para a dinamização turística do Alto Alentejo, criando atratividade ao destino.

 

Entidades intervenientes e respetivo papel:

Promotor: Tempo Sem Fim Actividades Turísticas Lda

Entidades Executoras / Parceiros do Projeto: Tempo Sem Fim Actividades Turísticas Lda

 

Investimento total previsto: 24.900€

 

Principais componentes de despesa:

Equipamentos e materiais: 11.278,45€

Comunicação e divulgação: 11.426€

Outros: 2.195,55€

 

Execução do projeto: 0%

 

Fontes de Finaciamento:

Auto-Financiamento: 12.451

Financiamento: 12.451

 

Sustentabilidade do projeto:

A sustentabilidade do projeto assenta no novo perfil de turista que visita ou pretende visitar a região alentejo. Um turista, informado e que quer experimentar a autenticidade de uma região, como a Alentejana, que quer experimentar, viver, sentir uma região e que para isso irá contribuir para o aumento da permanência média do turista na região.

 

 

 

 

Eventos

Sáb. Mar. 10, 2018 @08:15
Caminhada da Primavera

Destaque