Ciência na Rua

Publicado em 09-12-2013

 

Objectivos:

CIÊNCIA NA RUA é um evento anual de divulgação científica que se iniciou na cidade de Estremoz em 2007. Durante 2 noites o centro da cidade fecha- se ao trânsito e abre-se para um Festival de Ciência onde 7 grandes momentos científicos são recriados misturando diferentes actividades artísticas (e.g. teatro, circo, dança ou música) com actividades experimentais interactivas. Como as representações artísticas (com a duração de 15 a 20 minutos e repetindo-se de hora a hora) acontecem simultaneamente em diferentes locais do centro histórico, os visitantes deslocam-se à sua vontade escolhendo o que desejam ver e fazer pela ordem que mais lhes interessa; ao mesmo tempo, em 7 quiosques científicos vários módulos interactivos ajudam o público a perceber os princípios científicos associados a cada um dos acontecimentos, as grandes descobertas científicas. Nos eventos já realizados (2007 e 2008) a noite terminou com um "desfile científico" que conduziu os artistas e os cientistas com alguns milhares de pessoas para a recriação final do julgamento de Galileu, na praça principal da cidade. Os mais de 150 artistas e 40 cientistas envolvidos com os visitantes dão a esta actividade um grande impacto.

 

Descrição das acções/componentes:

Embora o modelo de funcionamento da actividade esteja bem estabelecido e exista uma série de infraestruturas que são propriedade do Centro Ciência Viva de Estremoz (e.g. quiosques e carros expositivos), anualmente é necessário preparar, por exemplo, os novos módulos experimentais, a sinalética a instalar na cidade, os textos e folhetos de divulgação e, evidentemente os pagamentos às equipas envolvidas.

 

Tipologia do Projecto:


Infra-estrutura                          Animação          X
Equipamento (construção)         Promoção / Marketing X
Equipamento (técnico)      X         Soluções de gestão 
Conteúdos / Software      X          Estudos e Formação X
Outra               X

 

Entidades intervenientes e respectivo papel:

Promotor: Centro de Ciência Viva de Estremoz e Município de Estremoz

Destinatários-alvo: Público em geral

 

Horizonte do Projecto:

a) Início: 2009 b) Fim: prolongar-se nos anos seguintes

 

Investimento total previsto: 150.000 € - 2009; 75.000 € nos anos seguintes

 

Fases de desenvolvimento do projecto e tempos de execução:

O projecto iniciou-se em 2007 e pretende-se que o mesmo continue nos próximos anos no dia 10 de Junho ou no 3.º fim de semana de Junho.

 

Experiência de trabalhos anteriores na área de actuação prevista:

O CIÊNCIA NA RUA é um festival de ciência que, tanto quanto sabemos apresenta características que o tornam único a nível mundial. Este aspecto, aliado à sua enorme capacidade de envolver o público, dá-lhe um enorme potencial para se tornar um evento extremamente significativo a nível nacional. O facto de a edição do 2º ano ter já conseguido ter um maior impacto, que a 1ª edição, mostra que é um evento com a capacidade de se afirmar no futuro. Além disto, este evento seria mais um acontecimento que contribuiria para afirmar o Alentejo como um lugar privilegiado a nível do turismo cultural, neste caso, na vertente científica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Eventos

Sáb. Mar. 10, 2018 @08:15
Caminhada da Primavera

Destaque