CENTRO DE ESTÁGIOS DE DESPORTOS NÁUTICOS

Publicado em 09-12-2013

 

Objectivos:


Pretende-se valorizar turística e ambientalmente a Albufeira do Maranhão, dotando as suas margens de diferentes equipamentos e infraestruturas de apoio ao turismo em geral e ao turismo desportivo de alta competição em particular.

 

Descrição das acções/componentes:

Constituem acções deste projecto:

Adaptação de um edifício municipal à criação de um Centro de Estágios para Desportos Náuticos;

Construção de pistas de remo cronometradas na Albufeira para desporto de alta competição;

Construir um hangar de apoio e armazenamento das embarcações;

Construção do Centro de Interpretação Ambiental do Maranhão (num conceito de eco-casa e de racionalidade energética nos edifícios);

Implementação de um núcleo e de circuitos de birdwatching;

Construção do Parque Aventura do Maranhão;

Criação da Horta Pedagógica;

Construir a Ciclovia - Ligação do Clube Náutico ao Centro Histórico;

Construir o circuito pedonal de ligação entre o Clube Náutico e a Via Ambiental;

Percurso da Ribeira de Seda / Valongo – O percurso decorre na freguesia de Valongo, povoação situada a 18 km da sede de concelho, sendo o início junto à Igreja Paroquial de Valongo;

Percurso da Ribeira de Seda / Maranhão – Este percurso decorre na freguesia do Maranhão e inicia-se no paredão da Barragem (Albufeira) do Maranhão, terminando na Herdade da Ordem.

Percurso da Ribeira de Avis – O percurso decorre nas proximidades da ribeira de Avis, tem início na localidade de Avis junto ao cemitério e termina na freguesia do Ervedal.

Melhoria das acessibilidades à Albufeira.

Ao mesmo tempo, deverá ser criado um ciclo anual de eventos e de dinamização de todas as infra-estruturas e actividades existentes, apoiadas numa forte campanha nacional e internacional de divulgação. Será desenvolvido um sítio na Internet para divulgação e promoção do Centro de Estágios de Desportos Náuticos, onde o utilizador poderá realizar uma viagem virtual ao local, conhecer a envolvente e as infra- estruturas existentes, assim como, as actividades/desportos que oferece, os eventos…

Este sítio será inserido no Portal do Concelho de Avis.

 

Tipologia do Projecto:

Infra-estrutura X                       Animação 
Equipamento (construção) X      Promoção / Marketing X
Equipamento (técnico) X            Soluções de gestão 
Conteúdos / Software             Estudos e Formação

 

Resultado a atingir:

A intenção deste projecto será o incentivo o aparecimento de unidades de alojamento que complementem as existentes que se têm revelado insuficientes, constituindo-se como factor de constrangimento, bem como a construção de alguns equipamentos que se revelam necessários a uma recepção mais consentânea com a qualidade dos atletas e o seu nível de profissionalismo.

As acções deste projecto pretendem consolidar as condições naturais existentes na Albufeira do Maranhão para a prática de desportos náuticos não motorizados, desenvolvendo um conjunto de acções que complementem as infra-estruturas existentes no Clube Náutico em Avis, permitindo a optimização dos equipamentos já em funcionamento e construindo outros que se tornam indispensáveis.

 

Entidades intervenientes e respectivo papel:

Promotor: Câmara Municipal de Avis

Entidades Executoras/Parceiros do Projecto: CCDRA; Instituto do Desporto de Portugal; Comité Olímpico de Portugal; Clubes e Federações de modalidade; Investidores privados

Destinatários-alvo: Desportistas de alta competição

 

Horizonte do Projecto:


a) Início: 2009       b) Fim: 2010

 

Investimento total previsto:   1.700.000   ( Euros)

 

Fontes de Financiamento:

Auto-financiamento:    60.000  (Euros) – Comparticipação privada
Financiamento:   250.000   (Euros) – Comparticipação pública local
Financiamento: 1.390.000 (Euros) – Comparticipação comunitária

 

Fases de desenvolvimento do projecto  e tempos de execução:

O projecto do centro de estágios de desportos náuticos encontra-se apenas na fase de intenção, estando o seu início previsto para o ano de 2009.

 

Sustentabilidade futura do projecto:

A execução do projecto será acompanhada através do controlo orçamental e da verificação do cumprimento dos objectivos inicialmente delineados.

 

Experiência de trabalhos anteriores na área de actuação prevista:

A capacidade de gestão financeira está também assegurada pela experiência obtida na gestão dos seguintes projectos: ECOFLU – Corredores Ecofluviais (como parceiro) – InterregIIIA; REHD – Recuperação de Espaços Históricos e sua divulgação (como chefe de fila) – InterregIIIA; RAPID – Regeneration Arts Partnership of Inter-Cultural Dialogue (como parceiro) – Cultura 2007/2013.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

Sem eventos

Destaque