Almojanda Rural-Chic

Publicado em 09-12-2013

 

Objectivos:

O projecto em epígrafe surge, por um lado, na sequência da necessidade de valorizar, recuperar e dinamizar o património arquitectónico (Monte) da Herdade de Almojanda 1 e por outro em resultado do aproveitamento da notoriedade regional da marca ALMOJANDA como factor de divulgação da futura unidade Turismo no Espaço Rural (casas de campo).

 

Descrição das acções/componentes:

Para além do licenciamento de uma unidade turística no espaço rural (casas de campo) na Herdade de Almojanda, a complementaridades deste projecto com outros a serem desenvolvidos pela entidade promotora em parceria com a Diterra, Lda., constituirão uma mais-valia para o sucesso do projecto:
O Licenciamento de uma loja de produtos ALMOJANDA, na Herdade de Almojanda;
A pratica de actividades desportivas e de lazer nas Herdades de Almojanda e Entre Ribeiras (passeios pedestres e de bicicletas); 
O enquadramento da marca de Azeites ALMOJANDA na Rota dos Azeites do Alentejo, a qual inclui visitas ao Olival Tradicional de Almojanda e Entre Ribeiras e à Unidade de Embalamento da marca, assim como Provas de Azeite. 
Para além da componente de lazer, a unidade de TER gozará da vantagem estética de cada apartamento ser único e apetrechado por temas relacionados com a Natureza. Criar um ambiente esteticamente agradável e convivial, que incentive ao regresso às origens e à “comunhão” com o meio rural. O mobiliário utilizado serão peças restauradas por uma designer , com o intuito de dar um new look (hippy-chic) às mesmas.

 

Tipologia do Projecto:

Infra-estrutura  X                     Animação               X

Equipamento (construção)   X     Promoção / Marketing        X

Equipamento (técnico)        X     Soluções de gestão

Conteúdos / Software              Estudos e Formação

Outra

 

Resultado a atingir:

- Revitalizar o património arquitectónico do Monte da Herdade de Almojanda;
- Dar a conhecer o património cultural do Alentejo;
- Promover a marca ALMOJANDA;
- Incentivar à prática de actividades lúdicas e de lazer mais próximas da natureza;

 

Entidades intervenientes e respectivo papel:

Promotor: Maria Teresa Mendes ou entidade a constituir.

Entidades Executoras/Parceiros do Projecto: Diterra – Comércio Agro-Industrial, Lda.

Destinatários-alvo: Turistas nacionais e Estrangeiros, que procuram um turismo de Natureza.
Os caçadores da Associativa de Entre Ribeiras, Almojanda e Anexos

 

Horizonte do Projecto:

a) Início:  2009          b) Fim: 2010

 

Investimento total previsto:  160.000.Euros

 

Principais componentes de despesa:

Construções e adaptações    150.000 (Euros)

Equipamentos e materiais     8.000 (Euros)

Estudos e/ou Projectos      1.000 (Euros) 

Marketing e Publicidade      1.000 (Euros)

 

Fontes de Financiamento:

Auto-financiamento: 15.000  (Euros) – Comparticipação privada

Financiamento: 64.000 (Euros) – Comparticipação comunitária

Empréstimo bancário: 81.000 (Euros)

 

Fases de desenvolvimento do projecto  e tempos de execução:

O projecto de arquitectura encontra-se em fase de reelaboração junto de um gabinete de arquitectos de Portalegre. Pese embora, algumas dificuldades para o licenciamento da unidade de TER, espera-se iniciar as obras durante o ano de 2009 e iniciar-se a exploração da mesma finais de 2009 princípios de 2010.

 

Outros projectos, acções ou investimentos relacionados:

(a) Projectos em curso ou em fase de lançamento

A empresa DITERRA, Lda. concluiu recentemente um investimento de cerca de 100.000€, numa unidade de embalamento de azeite, na Herdade de Almojanda. Para  além da expansão da actividade comercial esteve associado a este empreendimento o desejo de controlo e redução de custos, destinado ao aumento da competitividade da empresa. A recente associação à CEPAL possibilitará a certificação do Azeite ALMOJANDA como Azeite do Alentejo (IGP) 2 assim como pertencer à Rota dos Azeites do Alentejo e posteriormente á Rota dos Sabores. 
A complementaridade deste projecto com o da unidade de TER constituirá uma mais- valia, ao se aproveitar a notoriedade da marca ALMOJANDA, garante-se mais facilmente a ocupação dos apartamentos na Herdade.

(b) Outros projectos perspectivados

O licenciamento de uma loja de produtos ALMOJANDA, na Herdade Almojanda, o qual permitirá não só aos hóspedes da unidade de TER adquirirem um souvenir assim como meio de divulgação da marca.

 

Sustentabilidade futura do projecto:

As instalações contemplarão dois T0 e um T2. Estima-se uma receita média anual de 56.000€ (a preços constantes) e uns custos de exploração 3 de cerca de 15.000€, com um Pay Back Period de 5 anos. Estima-se que a taxa de ocupação durante a época baixa e média venha a ser superior à média nacional e regional (no mínimo 50%), devido à elevada procura de alojamento durante a época de caça, pelos Associados.

 

Experiência de trabalhos anteriores na área de actuação prevista:

Pese embora a promotora não ter experiência directa na actividade hoteleira, a know- how na organização de eventos desportivos e lúdicas, na Herdade de Entre Ribeiras constituirá uma mais valia para o projecto. Por outro lado, será de esperar a participação pontual de técnicos especializados, para a realização de passeios pedestres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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