Parque de Ciências de Fronteira

Publicado em 10-12-2013

 

Objectivos:

- Sensibilizar os visitantes para a existência de um Património Natural e Cultural assinalável;

- Privilegiar o contacto directo com a fauna e flora locais;

- Preservar a riqueza arqueológica existente na região;

- Promover a prática de desportos variados ao ar livre;

- Promover a cultura científica e o interesse pelas diversas ciências;

- Promover o concelho e a região enquanto destino turístico;

 

Descrição das acções/componentes:

O Parque de Ciências de Fronteira é um local de grande riqueza, apresentando exemplos de cooperação entre o Homem e a Natureza. Face à orientação das suas margens, a Ribeira Grande possui características de microclima que permitem a existência de uma enorme biodiversidade. Para além de toda esta riqueza biológica, a Ribeira Grande ao longo do seu curso, e na envolvência das margens, apresenta um património construído e arqueológico de valor considerável. Também o seu enquadramento paisagístico possibilita o desenvolvimento de actividades de observação (astronómica, de espécies de fauna e de flora, .) quer diurna quer nocturna, em condições verdadeiramente singulares.

Consciente desse valor, o Município de Fronteira tem investido neste espaço e, neste momento, já se encontram aqui um Observatório Astronómico, um Clube Náutico e um Centro de Interpretação Ambiental, este último com diversos núcleos, onde são abordados diferentes temas como a sensibilização ambiental, arqueologia e História, fauna, flora, geologia e energias renováveis. Estes núcleos estão instalados em antigos moinhos, localizadas ao longo da Ribeira Grande, numa extensão de cerca de 3 Km.

Assim, é possível ao visitante, através de um percurso guiado, explorar todos os espaços, desde os núcleos do Centro de Interpretação até ao Observatório Astronómico, desenvolvendo actividades em todos eles, relacionadas com as diferentes temáticas, ou apenas visitar um em particular.

Este projecto, que para além do carácter científico (no Observatório Astronómico são desenvolvidas actividades de investigação por astrónomos profissionais), tem uma vertente eminentemente lúdico-pedagógica, necessita de constantes melhorias, grande promoção, divulgação e dinamização, feita por técnicos junto dos públicos alvo e no terreno por guias orientadores do percurso e dinamizadores das actividades a desenvolver. Pretende-se:

- Conceber e dinamizar um Plano Anual de Actividades para o Parque, abrangendo todas as temáticas e diferenciado para cada público-alvo (alunos dos diferentes níveis de escolaridade, visitantes particulares, …);

- Produzir material promocional do Parque, assim como de suporte ao desenvolvimento das actividades;

- Fomentar a prática de desporto ao ar livre, nomeadamente a utilização de percursos pedestres e os desportos náuticos, estes apoiados pela estrutura do clube náutico. Nesta área, o incentivo à prática de canoagem e Kayak-pólo (modalidade muito divulgada e com grande número de adeptos no concelho) será privilegiado;

- Exploração da temática Energias Renováveis, através de investimentos em infra-estruturas relacionadas com o elemento água;

- Instalar nas proximidades do observatório um planetário, de modo a que se possam desenvolver mais actividades relacionadas com a astronomia durante o dia, assim como um jardim de astronomia, com diferentes módulos interactivos para exploração, ambos infra- estruturas que permitirão enriquecer o Plano de Actividades do Parque.

 

Tipologia do Projecto:

Infra-estrutura X                                Animação X
Equipamento (construção)                  Promoção / Marketing X
Equipamento (técnico) X                    Soluções de gestão
Conteúdos / Software                        Estudos e Formação
Outra

 

Entidades intervenientes e respectivo papel:

Promotor: Município de Fronteira

Entidades Executoras/Parceiros do Projecto: Município de Fronteira

Destinatários-alvo: População escolar; Famílias; Adeptos de desportos ao ar livre.

 

Horizonte do Projecto:

a) Início: 2004                    b) Fim:

 

Investimento total previsto: 500.000,00€

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos

Sem eventos

Destaque